Projeto Fazenda Monthal – Café sombreado por Macadâmia e Oliveira

Timeline do Projeto

2021
2021
2022
2022
2023
2023
2024

Sobre o Case

Sobre o projeto

No vasto cenário agrícola brasileiro, onde o café figura como uma das principais culturas de exportação, há uma fazenda na região serrana do Rio de Janeiro que buscou a inovação por meio de uma agrofloresta que combina o tradicional cultivo de café com a introdução de oliveiras, macadâmias e espécies nativas.

Embora o Rio de Janeiro não seja comumente associado à produção de café, surpreendentemente, 19% da produção nacional provém desse estado e a nossa cliente, a Fazenda Monthal figura entre uma das referencias regionais. Nesse cenário, a Hifa ofereceu uma consultoria especializada para orientar a implementação da agrofloresta, mostrando que é possível ir além do convencional.

Agrofloresta na prática

O destaque do projeto recai sobre o café, plantado dentro do sistema agroflorestal. O café geisha, a espécie selecionada, é meticulosamente distribuído a cada metro, aproveitando a estrutura já existente na fazenda. Mas o quê a mais da agrofloresta surge com a introdução da oliveira e macadâmia, não tão comuns na região.

As oliveiras e as macadâmias não apenas diversificam a produção, mas se consorciam harmoniosamente com o café, possibilitando uma renda extra para a fazenda e em momentos diferentes de colheita. Plantadas em revezamento e a cada seis metros, proporcionam um sombreamento parcial no estrato alto durante todo o ano. Essa estratégia não apenas maximiza o espaço, mas também destaca a adaptabilidade da oliveira à região.

A agrofloresta vai além, incorporando espécies madeireiras nativas e pioneiras para proporcionar um sombreamento parcial essencial. A cobertura vegetal do solo é cuidadosamente mantida com palhada de grãos de café, complementada pela adubação verde com o feijão guandu. Essa técnica não só preserva a qualidade do solo, mas também diminui os riscos, pois diversifica as fontes de renda para o produtor.

A biodiversidade implementada nesse projeto é estratégica para a melhoria contínua da qualidade do solo e para aumentar a capacidade produtiva do espaço. Neste contexto, a agrofloresta não é apenas uma inovação agrícola, mas um modelo sustentável que equilibra produção e preservação.

 

Croqui

Entre em contato

Ïnteressado em realizar um projeto com a HIFA?

Mande uma mensagem

plugins premium WordPress